
Clínica Saporta
Neurologia, Neurofisiologia e Neuropediatria
Para marcar uma consulta, utilize nosso sistema de agendamento online na aba Contato e Agendamento
Médicos Especialistas //

Prof. Mário A. C. Saporta, M.D., Ph.D. |
Médico Neurologista e Neurofisiologista
Professor Adjunto de Neurofisiologia Clínica da Universidade Federal Fluminense, médico neurologista especializado em doenças neuromusculares e neurofisiologia clínica (eletroneuromiografia e potenciais evocados), com extensa formação em centros acadêmicos de renome no Brasil, EUA, Inglaterra e França. Referência internacional no estudo da doença de Charcot-Marie-Tooth. Palestrante nacional e internacional, com diversas publicações como primeiro autor em revistas internacionais de alto impacto científico.

Professor Adjunto de Neurofisiologia Clínica - Universidade Federal Fluminense
Graduado em Medicina com Distinção Acadêmica no grau Cum Laude
1996 - 2001
Residência Médica em Neurologia
2002 - 2005
Mestre em Medicina (Neurologia) em projeto conjunto com o Centre Hospitalier Universitaire de Bicêtre, França
2005-2007
Doutor em Medicina (Neurologia) em projeto conjunto com a Wayne State University, EUA.
2009 - 2011

Diploma in Clinical Neurology
Londres, Inglaterra, 2004 - 2005
Após conclusão da residência médica em Neurologia, o Dr. Mário Saporta realizou especialização em Neurologia Clínica no Institute of Neurology da University College London, um dos principais centros neurológicos do mundo. Graduou-se com distinção acadêmica, sendo o ganhador do Prêmio Pat Harris como melhor aluno do curso no seu ano de formatura.
Realizou também estágio clinico no grupo de Neuropatias Periféricas e no Departamento de Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia) do National Hospital for Neurology and Neurosurgery durante este período.

Clinical Fellowship em Medicina Neuromuscular e Neurofisiologia Clínica (ENMG).
Detroit, Michigan - 2009 a 2010
Após a defesa de sua tese de Mestrado, o Dr. Mário Saporta passou 5 anos nos Estados Unidos treinando e trabalhando como médico e pesquisador. Foi Pesquisador Associado em Neurogenética no Departamento de Neurologia da Wayne State University School of Medicine, Detroit, EUA, entre 2007 e 2010. De 2009 a 2010, fez especialização em Medicina Neuromuscular e Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia) no Detroit Medical Center, sob orientação de líderes mundiais na área. Graduou-se entre os 6 melhores candidatos de um total de 129 de todos os programas dos EUA, na avaliação da American Association of Neuromuscular & Electrodiagnostic Medicine (AANEM).
Pós-doutorado em Neurogenética e Reprogramação celular
San Francisco, California - 2010 a 2012
Durante o seu pós-doutorado, o Dr. Mário Saporta trabalhou como pesquisador visitante em uma empresa de biotecnologia (iPierian Inc) em San Francisco, California, desenvolvendo modelos para o estudo de doenças neurogenéticas baseados em células-tronco reprogramadas. Durante este período, foi médico visitante da University of California San Francisco (UCSF), estagiando nos serviços de doenças neuromusculares, eletroneuromiografia e monitorização neurofisiológica intraoperatória, além de participar de clínica especializida em lesões traumáticas dos nervos periféricos.

Pesquisador visitante no laboratório de biologia molecular
Paris, França - 2006
Durante o seu mestrado, o Dr. Mário Saporta estagiou no laboratório de biologia molecular do Institut Nationale de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM) do Hospital Universitário de Bicêtre. Diversos artigos científicos e apresentações em congressos internacionais foram derivados deste período de treinamento.





Certificações
Título de Especialista em Neurofisiologia Clínica - Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 2013
Título de Especialista em Neurologia Clínica - Academia Brasileira de Neurologia, 2006
Homologação do diploma médico nos Estados Unidos - Educational Commission for Foreign Medical Graduates, 2007
Homologação do diploma médico na Espanha - Ministerio de Educación, Cultura Y Deporte, 2005
Homologação do diploma médico na Inglaterra - General Medical Council, 2005